sáb. nov 2nd, 2024
Brenda Ferreira - Influenciadores digitais são presos em operação contra divulgação de jogos de azar ilegais nas redes sociais — Foto: Reprodução/ Redes sociais

A influenciadora Brenda Raquel Barbosa Ferreira foi solta nesta quarta-feira (16), conforme o delegado Humberto Mácola. Segundo ele, mesmo após ironizar a prisão ocorrida em 9 de setembro (assista ao vídeo), pela Operação Jogo Sujo II, ela se mostrou arrependida, assumiu as práticas criminosas e colaborou com as investigações.

Conforme o delegado, ela prestou depoimento acompanhada do advogado e foi solta. Não foram impostas restrições a ela, segundo Mácola. O perfil na rede social usado para a prática dos crimes foi derrubado pela Justiça.

“Ao contrário de quando foi presa, mostrou-se arrependida e detalhou vários aspectos relevantes a investigação, assumindo sua participação e indicando vários fatos novos que irão colaborar com o avanço da investigação. Todos os bens seguem apreendidos”, informou.

Brenda Ferreira tinha em sua conta mais de 90 mil seguidores no Instagram. Nas redes sociais, a jovem compartilha uma rotina de luxo, com viagens e veículos caros.

Ao ser presa, Brenda ironizou as perguntas dos repórteres. Ao ser perguntada sobre um dos jogos de azar, ela respondeu “E o quê que tem? Vou já jogar” (veja o vídeo acima).

Durante as buscas na casa dela, o pai dela foi preso depois que os policiais encontraram uma arma de fogo. Seu ex-namorado, o influenciador Douglas Guimarães Pereira Neves, também foi preso, horas mais tarde, em um hotel em São Paulo.

Segunda soltura

O influenciador Antônio Robson da Silva Pontes, o Robin da Carne, foi solto na terça-feira (15), menos de 24 horas depois se apresentar à polícia na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI).

Conforme o delegado Humberto Mácola, o investigado era um dos únicos dos presos que estava colaborando com a polícia. Tanto ele quanto Brenda continuam respondendo, agora em liberdade, pelos crimes de estelionato, jogo de azar, induzir consumidor ao erro, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

A Justiça entendeu que os influenciadores, por meio de publicidade enganosa, levaram os usuários que seguem seus perfis nas redes sociais a desenvolver uma dependência pelos jogos de azar, impulsionados por uma falsa expectativa de enriquecimento rápido.

Outros envolvidos

Justiça prorroga prisão de influenciadores suspeitos de divulgação de jogos de azar — Foto: Arquivo pessoal

Justiça prorroga prisão de influenciadores suspeitos de divulgação de jogos de azar — Foto: Arquivo pessoal

A Justiça do Piauí prorrogou, por mais cinco dias, as prisões temporárias de sete influenciadores digitais suspeitos de divulgar jogos de azar nas redes sociais e presos na Operação Jogo Sujo II, deflagrada na última quarta-feira (9) em Teresina, Timon (MA) e Caxias (MA).

Os influenciadores que tiveram a prisão temporária prorrogada são:

  1. Pedro Lopes Lima Neto (Lokinho);
  2. Marta Evelin Lima de Sousa (Yrla Lima);
  3. Brenda Raquel Barbosa Ferreira
  4. Letícia Ellen Negreiro de Abreu
  5. Milena Pâmela Oliveira Silva
  6. Diogo Macedo Basílio (Diogo Xenon)
  7. Douglas Guimarães Pereira Neves

Na decisão, o juiz Valdemir Ferreira Santos, da Central de Inquéritos de Teresina, afirmou que a prorrogação solicitada pela Polícia Civil do Piauí (PCPI) se faz necessária devido à “falta de colaboração” dos influenciadores com as investigações.

“A prorrogação da prisão temporária dos investigados revela-se indispensável também pela falta de colaboração destes com as investigações. Até o presente momento, os suspeitos não forneceram informações que possam contribuir para o esclarecimento dos fatos, adotando uma postura que dificulta o avanço das apurações”, escreveu o juiz.

Segundo o delegado Humberto Mácola, titular da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), os investigados se mantiveram em silêncio e não forneceram nenhuma informação desde que foram presos.

Na visão do juiz, há o risco de que, caso os investigados sejam liberados, possam “ocultar ou destruir provas”. O magistrado apontou ainda que os influenciadores apresentaram “condutas de extrema gravidade” de forma reiterada e causado um “sério problema de saúde pública”.

Recebas as notícias pelo grupo no WhatsApp: GRUPO DO WHATSAPP

Vídeos de todas as notícias em nosso instagram: INSTAGRAM O PARNAIBANO

Proteja seu veículo com a Tatical Rastreio: Clique na imagem abaixo.

Conheça Nosso Parceiro Regis Som – Clique na imagem abaixo.

By O parnaibano

O parnaibano é um observador atento dos acontecimentos em Parnaíba e região, comprometido em manter a população bem informada e inspirada a contribuir para o crescimento e a prosperidade da nossa planície litorânea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *